-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 61 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: AutoDesk, Brasil Imperial, Portobello, Rutra Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento chegou até nós com a seguinte distribuição espacial: circulação, sala de estar, cozinha e lavanderia integradas, um dormitório, um banheiro, uma suite, e por fim, varanda conectando os ambientes. Ao colhêr os desejos do futuro morador, notamos que alguns pontos o descontentavam, dentre eles, que a lavanderia deixasse de ser integrada com a cozinha e que a suíte tivesse maior quantidade de guarda roupas, diferentemente do layout entregue pela construtora.
Para tanto, tais soluções foram adotadas: tendo em vista que a lavanderia fazia divisa entre a cozinha e o banheiro, propusemos um móvel que dividisse funções entre os dois ambientes, invertendo também a posição do acesso a lavanderia, dessa vez, feito pelo banheiro a partir de portas mimetizadas em um painel, descobertas apenas durante o uso. Já nos nichos voltados para a cozinha, estão o micro-ondas e a máquina de café.
Quanto ao novo guarda roupas da suíte, o fechamento de drywall fora eliminado, dando lugar ao tão desejado móvel, que passou a ocupar parte do dormitório de visitas se dividindo em duas baterias de prateleiras, cada uma voltada para um dos cômodos. Elementos com texturas naturais e artesanais estão presentes em todos os espaços. O volume que guarda o dormitório fora pintado com tinta composta de pigmento mineral cinza e é abraçado pelo piso/forro, ambos em madeira tauarí.
Forro que demarca sensorialmente os limites da sala de estar. Uma prateleira em chapas metálicas percorre parte do apartamento, na parte superior da circulação e da cozinha, e por toda a parede da sala de estar, apresentando diversas maneiras de uso: exposição de objetos, apoio para as plantas, bar, apoio da t.v., gaveteiros e revisteiro. Já no trecho que percorre a cozinha, além de apoio para os temperos e cerâmicas, guarda de forma leve o depurador de ar.
A ilha da cozinha, feita no local, fora revestida com ladrilhos hidráulicos, material elaborado artesanalmente. O mesmo material aparece com diferentes estampas em ambos os banheiros. Para a varanda, um grande sofá que percorre a maior parte do ambiente fora desenhado e executado em marcenaria. Por fim, a suíte recebeu um painel em madeira de demolição, pintado e patinado fazendo alusão a madeira dos barcos que navegam por Salvador - BA, terra natal do morador.